Skip to content

BIOGRAFIA

Pedro Borges

Portugal

Nascido em Vila Nova de Gaia, Pedro Borges é um valor em ascensão no panorama musical português.

BIOGRAPHY

Iniciou os seus estudos de piano aos seis anos de idade no Conservatório Regional de Gaia, e desde cedo revelou um grande talento para a música. Contudo, durante o seu percurso nem sempre foi evidente que iria ser pianista, até que aos 13 anos, após um primeiro contacto profundo com a música de W.A. Mozart, sentiu que tinha algo de importante a dizer. Foi então que se mudou para a classe do professor Rui Pintão e decidiu fazer de profissão aquilo que faz hoje.

Durante esses três anos, participou em diversos concursos nacionais onde obteve todo o tipo de resultados desde a menção honrosa até aos primeiros prémios. Num dos concursos, conheceu o professor moldávio Serghei Covalenco, com quem trabalhou por várias vezes em regime particular.

Aos 17 anos conheceu o professor Miguel Borges Coelho, com quem estudou durante quatro anos na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo. Para além das suas aulas de piano, destacam se várias actividades importantes no seu desenvolvimento, como a participação por dois anos como coralista e pianista no CLUP sob regência do maestro José Luís Borges Coelho, diversas actividades de música de câmara com o professor Ryszard Woycicki, e as aulas de análise com o professor Miguel Ribeiro Pereira.

Concluídos os estudos na ESMAE, Pedro muda se para a Suíça para estudar com o cobiçado professor Claudio Martínez Mehner na Hochschule für Musik em Basileia. É aceite na classe de música de câmara do professor Anton Kernjak e trabalha com ambos num processo longo e profundo durante seis anos E m 2020 é lhe atribuído o Kiefer Hablitzel Göhner Musikpreis em Berna (pré-confinamento) e também o Prémio Novos Talentos Ageas no Porto (pós-confinamento), e desde então tem actuado regularmente como solista e músico de câmara em Portugal e na Europa, tendo actuado em salas como o Theatro Circo, Casa da Música Palau de la Música Catalana, o Muziekgebouw, e em vários festivais internacionais de música clássica.

Em 2021 é aceite na Hochschule für Musik Hanns Eisler Berlin para estudar na classe do conceituado pianista Kirill Gerstein, com quem estudou durante dois anos. Em Setembro de 2022, obteve um prémio da Steinway Berlin, após um concerto de sucesso na casa de pianos da capital alemã.

Pisou o palco com personalidades musicais importantes, a destacar o violinista Anthony Marwood em quarteto, o pianista Pedro Burmester a quatro mãos, bem como o violoncelista John Myerscough, com quem colaborou estreitamente com o compositor australiano Brett Dean.

Paralelamente à sua actividade como concertista, Pedro é professor de piano na Musikschule Riehen em Basileia, cidade onde reside desde 2016.