BIOGRAFIA
Alemanha / Perú
Louisa Sophia Jefferson nasceu em 2005, em Hamburgo, Alemanha, em 2005, sendo a mais nova de 4 filhas de uma família germano-peruana, onde a música sempre desempenhou um papel importante.
BIOGRAFIA
Aos 4 anos, Louisa recebeu as suas primeiras lições de violino com Stefan Czermak, concertino de longa data da Orquestra Sinfônica de Hamburgo.
Um ano depois, a menina de cinco anos descobriu sua paixão pelo piano. A professora de piano Ludmilla Botchkovskaia lançou as bases para uma formação sólida nos anos que se seguiram. Musicalmente talentosa em vários aspectos, Louisa continuou a aprender violino e piano até decidir se concentrar no piano em 2017, aos 11 anos. No mesmo ano, foi premiada com uma bolsa da Andreas Franke Academy e continuou os seus estudos como estudante júnior na Universidade de Música e Teatro de Hamburgo com a Prof. Julia Botchkovskaia.
Em 2019, Louisa participou de uma masterclass em Hamburgo com a renomada professora de piano Rena Shereshevskaya. O contato com a notável professora foi um ponto de viragem sua vida. Desde então, Louisa estudou com ela, como professora no Conservatoire de Rueil Malmaison, em França.
Em outubro de 2021, Louisa foi admitida na prestigiada École Normale de Musique Alfred Cortot de Paris (ENMP), mantendo o estudo com Rena Shereshevskaya.
Desde 2010, Louisa participa regularmente em concursos nacionais e internacionais, incluindo o “Jugend musiziert” e o “Steinway Piano Competition”. Depois de vencer o primeiro prémio no “Concurso Internacional Feurich” em Viena, em julho de 2016, a premiada foi convidada a tocar em concertos e festivais em Amesterdão, Copenhaga e Vyatskie, e na Rússia. Em 2019, a pianista recebeu mais dois prémios na sua cidade natal, Hamburgo: o prémio especial atribuído pela primeira vez no terceiro Concurso Sino-Alemão para Jovens Pianistas, que incluiu um convite para um concerto na cidade gêmea de Hamburgo, Xangai; e o prémio especial “Wiener Klassik” no Concurso de Piano Steinway.
Louisa apresentou-se perante grandes públicos em diversos concursos instrumentais no Laieszhalle em Hamburgo. Em 2017, deu o seu primeiro concerto a solo no Schloss Reinbek e em dezembro do mesmo ano, Louisa executou o Concerto para Piano em Ré Maior de Joseph Haydn com a orquestra “Neue Philharmonie Hamburg” no Laieszhalle sob a direção de Tigran Mikayelyan.
Dois anos mais tarde, Cord Garben, presidente da Sociedade Johannes Brahms em Hamburgo, convidou o jovem pianista a apresentar-se no 18º Concerto de Ano Novo da sociedade em Pinneberg. Em setembro de 2021, a artista deu um concerto com composições de Bach, Liszt e Chopin no Lichtspielhaus de Ebstorf. O fabricante de pianos Steinway & Sons convidou Louisa em julho de 2022 para a apresentação da série limitada Steinway Master Piano 8×8.
Desde 2022, Louisa tem intensificado as suas apresentações além fronteiras. Em agosto de 2022, apresentou-se no festival “Piano à Saint-Ursanne”, na Suíça, na categoria “Descoberta de Jovens Artistas”. No mesmo mês, apresentou-se no “Menton Festival de Musique” em França.
Ao longo dos seus estudos, Louisa participou regularmente em masterclasses, ministradas por Rena Shereshevskaya na masterclass ArtenetrA em Celles-sur-Belle, Dmitri Bashkirov em Riga, Ilya Scheps e Roger Muraro na ENMP e Mira Marchenko na Croácia.
Em novembro de 2023, foi recomendada para participar na audição da fundação “Flügel Fundus” em Hamburgo. A fundação apoia jovens pianistas que concluíram os estudos e prosseguem a carreira. Louisa recebeu uma bolsa especial e apresentou-se juntamente com outros bolsistas na Elbphilarmonie em Hamburgo em janeiro de 2024. Foi igualmente convidada por Renaud Capucon para participar no festival “Sommets Musicaux de Gstaad” na Suíça em janeiro de 2024.
Louisa recebeu o seu Diplôme Supérieur de Concertiste/Diploma de Artista na École Normale Supérieure de Musique de Paris em maio de 2024.